BUSHMILLS IRISH WHISKEY
Licença para destilar desde 1608
Bushmills é a casa da destilaria de whiskey licenciada mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Os registos oficiais remontam a 1608, quando o local recebeu a sua licença de destilação. Mais de 400 anos depois, o whiskey ainda é produzido na aldeia de Bushmills, graças à experiência e à habilidade transmitidas de geração em geração.
Não poderíamos produzir o nosso whiskey noutro local que não aqui. A nossa água, proveniente do rio Bush, corre sobre leitos de rocha basáltica.
É uma aldeia onde a família, amigos e vizinhos trabalham lado a lado na destilaria. Como se costuma dizer, "sem a aldeia não haveria whiskey, e sem o whiskey não haveria aldeia".
Rio
Pedra
Cevada
Na década de 1850, a Coroa decretou um imposto sobre a cevada às destilarias na Irlanda. Já nessa altura, a cevada maltada era internacionalmente reconhecida como base do melhor whiskey, o puro malte. Quando apenas se usa cevada maltada na destilação, produzida numa única destilaria, tem-se a própria definição de whiskey single malt. Esse imposto, porém, mudou para sempre o whiskey irlandês, pois praticamente todas as destilarias começaram a substituir a cevada por milho ou outros grãos inferiores.
Mas não na Old Bushmills Distillery.
Ainda hoje, continua-se a destilar single malt em Bushmills - na destilaria licenciada mais antiga do mundo ainda em funcionamento.
Colum EGAN, MESTRE DESTILADOR
Em 1885, um trágico incêndio destruiu a antiga destilaria, mas a Bushmills uniu forças e reconstruiu as instalações. Num ápice, estava em plena produção para satisfazer a crescente procura proveniente do outro lado do oceano, nos EUA.
O reconhecido Bushmills ganhou diversos prémios em concursos internacionais de bebidas espirituosas, incluindo a única medalha de ouro para whiskey da Expo Paris 1889.
década de 1920
Quando a Lei Seca começou, logo interrompeu a exportação para os EUA. De centenas de destilarias passaram a uma mão-cheia. Sabendo que este período de seca não duraria para sempre e, tal como os incêndios, a fome ou as guerras que vieram antes, a Bushmills manteve o whiskey em plena produção. Com a revogação da Lei Seca, Bushmills fugiu da Irlanda para Chicago com o maior carregamento de whiskey de sempre.
década de 1950
A fama de Bushmills cresceu, tornando o whiskey numa presença assídua na cultura popular, surgindo em filmes clássicos e em campanhas publicitárias memoráveis.
década de 1950
Sempre nas bancas do mercado americano.